Programa de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal
O que é o câncer bucal?
É uma doença que decorre do crescimento descontrolado de células alteradas, com capacidade de invadir tecidos e levar à morte. É um tumor maligno que ocorre em boca, ou seja: lábios, língua, assoalho bucal (embaixo da língua), mucosa jugal (porção interna das bochechas) e palato duro (céu da boca).

O que pode causar o câncer bucal (fatores de risco)?
 - Fumo (cigarro, cachimbo, narguilé, rapé e hábito de mascar tabaco);
 - Bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas;
 - Exposição aos raios solares sem proteção;
 - Infecção por HPV (tipos 16 e 18);
 - Má higiene bucal;
 - Traumatismos constantes (dentes quebrados, dentaduras mal adaptadas ou quebradas, grampos mal adaptados de ponte móvel);
 - Desnutrição (má dieta alimentar);
 - Histórico familiar de câncer.

Quem pode ser atingido?
Todas as pessoas, principalmente as que se expõem aos fatores de risco.

Dados estatísticos:
- O câncer bucal é o 5º tipo de neoplasia maligna com mais incidência em homens em 2016 (Fonte: INCA - Instituto Nacional de Câncer);
- Em 2015, o câncer bucal foi o 6º tipo de câncer responsável por internações hospitalares (SUS) em Jaraguá do Sul (Fonte: Saúde em Números - Edição 2016/Ano Base 2015 – Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul).

Como posso me prevenir do câncer bucal?
 - Evitando os fatores de risco;
 - Fazendo o autoexame uma vez ao mês;
 - Indo ao dentista uma vez ao ano.

O câncer bucal é um tipo de lesão que, normalmente, não dói.

O autoexame deve ser feito em um lugar iluminado; a pessoa deve ter um espelho e remover da boca: dentaduras ou outros aparelhos móveis.

No autoexame deve-se procurar feridas, manchas (brancas/vermelhas/escuras), bolinhas/caroços, e deve-se observar endurecimentos, dificuldade de mover a língua e sensação de formigamento.

Todas as pessoas devem fazer uma consulta odontológica de rotina por ano, inclusive as pessoas portadoras de dentaduras, ou seja, que já não possuem mais seus dentes naturais.

Toda a alteração em boca que não cicatrizar em 2 semanas deve ser avaliada por um dentista.

Onde devo procurar atendimento?
O primeiro atendimento sempre é feito pelo cirurgião dentista da Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside e, havendo necessidade, o paciente é encaminhado para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
Existem, também, vagas de avaliação no CEO para pacientes da microrregião (Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá). Neste caso, o paciente deve procurar o cirurgião dentista da Unidade Básica de Saúde de seu município, e então será encaminhado para o CEO.

Palestra Educativas
O programa também oferece palestras educativas sobre o câncer bucal para comunidade do município de Jaraguá do Sul. Entre os meses de Março e Novembro/2016, foram realizadas 25 palestras em grupos comunitários de nosso município.

Os grupos da comunidade podem ser tanto de serviços municipais, assim como de serviços privados: grupos comunitários, atividades de saúde, escolas de Ensino Médio, etc.

Para agendar palestra para qualquer grupo, entrar em contato com o responsável pelo programa.

Informações:
 - Responsável pelo Programa: Dra. Sílvia Müssnich Medeiros - CROSC 3199
 - CEO - Centro de Especialidades Odontológicas

Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000