Arquivos


Cidade registra redução de 62% em mortes por acidentes de transporte

06/09/2017 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Saúde - Tags: jaragua registra reducao mortes acidentes transporte

Número passou de 13 para cinco óbitos, comparando os primeiros semestres de 2016 e 2017

Jaraguá do Sul registrou uma redução 62% no índice de mortes por acidentes de transporte ocorridos na cidade – e envolvendo pessoas residentes no município –, comparando o primeiro semestre de 2016 (quando houve 13 óbitos) ao mesmo período deste ano, com cinco vítimas fatais. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, baseada em dados estatísticos levantados pela setor de Planejamento. Reunidos em um documento denominado “Informações sobre internações hospitalares e mortalidade por acidentes de transporte”, os dados detalham a redução de 100% de vítimas fatais de ocupantes de veículos (de três para nenhum caso), 80% de ciclistas (diminuindo de cinco para uma ocorrência) e 25% de motociclistas (de quatro para três mortes). Já nos acidentes envolvendo pedestres não houve mudança em relação ao primeiro semestre do ano passado, apresentando um caso de óbito.

O documento foi apresentado ao Comitê Trânsito + Seguro na semana passada por Luís Fernando Medeiros, responsável pela elaboração do relatório. Na oportunidade, ele destacou também que o número de internações hospitalares via SUS por acidentes de transporte – envolvendo pessoas residentes em Jaraguá – apresentou uma redução de 10%, passando de um total de 173, no primeiro semestre de 2016, para 155 no mesmo período deste ano. Os resultados mais expressivos foram os casos envolvendo pedestres e ocupantes de veículos, que diminuíram em 36% – de 11 para sete e de 33 para 21, respectivamente. As internações de motociclistas reduziram em 5% (112 para 106), enquanto que aquelas ocasionadas por acidentes com ciclistas não apresentaram alteração, mantendo-se 13 casos nos dois períodos.

Embora considere a possibilidade destes resultados serem um indicativo das campanhas de trânsito desenvolvidas no município desde o início do ano, Medeiros avalia que ainda não é possível afirmar que essas reduções tiveram influência dessas ações, argumentando que é preciso estabelecer uma série histórica para estabelecer esta relação. No entanto, independentemente disso, ele considera importante dar continuidade a essas campanhas.

O relatório “Informações sobre internações hospitalares e mortalidade por acidentes de transporte – 1º semestre/2017” está integralmente disponível no site da prefeitura jaraguaense, com acesso na página da Secretaria da Saúde.



 




Município de Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000